PROGRAMAÇÃO:
Damos à nossa aula inaugural o nome de Chegança - Quando os novos inscritos se apresentam e a coordenação faz uma breve preleção sobre o curso.
Nossa temática esse ano é ARTE PRETA: Filosofia, História e Curadoria, devido a ela, buscamos inovar no formato da Chegança, utilizando o conceito da circularidade ancestral.
A ideia é oferecer aos novos quebradeiros (os novos inscritos no curso) acolhimento num ambiente de igualdade e descontração, onde se sintam protagonistas. Pensamos intercalar as falas das apresentações deles com intervenções musicais curtas e perguntas que eles queiram fazer para os artistas presentes e professores presente.
Não utilizaremos estrutura de palco, estaremos em roda ou semicírculo — remetendo à prática iorubana de que em roda, todos têm a mesma oportunidade de destaque e a máxima carioca, de que o samba criou a sociabilidade no Rio de Janeiro, principalmente através das mulheres, começando pelo matriarcado da Tias Baianas da Praça XI.
E, olha só, quem vem receber você!
-
Dayse do Banjo – Compositora, cantora, multi-instrumentista.
-
Leticiah Santos – Cantora, compositora e intérprete da Escola de Samba Vai-Vai
-
Lúcia Braga - percussionista por amor ao samba. Especializada em surdo de marcação.
-
Maíra Ranzeiro – pandeirista, professora de pandeiro para mulheres e compositora. Atleta e escritora, autora da obra infantil: Maira, a alegre campeã
-
Tia Surica – primeira mulher campeã como intérprete na avenida; pastora da VG e matriarca da Portela, sua feijoada é desde 2021, patrimônio imaterial do Rio de Janeiro
-
Yza Diordi – dançarina e professora de danças afro. Tem a África nos pés
-
Zilá Lima – Cantora, compositora, berimbalista, percussionista e pesquisadora de temas relacionados à capoeira
NA PRÁTICA
Momento 1:
Abertura com a performance: Odoyá, Rainha das Águas, apresentação da dançarina Yza Diordi e Zilá Lima, cantora, compositora e instrumentista que interpretará as Agô e Odoyá de sua autoria.
Momento 2:
As coordenadoras apresentarão o curso e a temática – ARTE PRETA de forma breve e as parcerias neste projeto darão as boas vindas aos novos quebradeiros:
Heloisa Buarque de Hollanda e Numa Ciro – criadoras e coordenadoras da Universidade das Quebradas
Leandro Santanna – diretor geral do MUHCAB
Sandra Sérgio - Diretora Executiva do MAR
Patrícia Dias - Gerente de Educação e Escola do Olhar
Marcelo Henrique Andrade - Gerente de Comunicação do MAR
Momento 3:
A MC, Rozzi Brasil, conduzirá a apresentação dos novos quebradeiros, numa entrevista na qual cada um terá dois minutos para responder. A cada dez ou quinze apresentações, haverá um intervalo musical.
Momento 4 - encerramento:
Tia Surica abre "os trabalhos" fechando com chave de ouro/ confraternização